Os negociadores das Farc Ricardo Tellez (à esquerda) e Ivan Márquez (à direita) chegam ao Palácio de Convenções de Havana, em Cuba (Foto: AP Photo/Ramon Espinosa) |
O anúncio foi feito nesta segunda-feira em Cuba, durante negociações entre o governo da Colômbia e a organização. As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) declararam nesta segunda-feira (19) um cessar-fogo unilateral de dois meses a partir desta terça, 20 de novembro. O anúncio foi feito na cidade de Havana, em Cuba, pelo número dois da organização, Luciano Marín Arango, conhecido como Ivan Márquez.
A declaração foi lida por Márquez em sua chegada ao Palácio de Convenções de Havana, onde começou, nesta segunda-feira, a segunda fase do diálogo de paz entre o governo da Colômbia e a guerrilha das Farc. As negociações foram abertas oficialmente em Oslo, na Noruega, no mês passado, e são fruto de um acordo obtido em agosto, após seis meses de conversas secretas."O secretariado das Farc ordena às unidades guerrilheiras em toda a geografia nacional o cessar de toda a classe de operações militares ofensivas contra a polícia e os atos de sabotagem contra a infraestrutura pública ou privada durante o período compreendido entre a 0h do dia 20 de novembro de 2012 até a 0h do dia 20 de janeiro de 2013." A equipe negociadora do governo de Juan Manuel Santos, que é liderada pelo ex-vice-presidente Humberto de la Calle, foi a primeira a chegar ao Palácio. Meia hora depois, chegaram os negociadores das Farc, liderados por Ivan Márquez. Cuba e Noruega atuam como fiadores do diálogo, e Chile e Venezuela como acompanhantes.
Fonte: Revista Época
Nenhum comentário:
Postar um comentário