sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Pecuária de MT tem área menor e produz mais


A pecuária brasileira ganha produtividade, ocupa menos área, mas produz mais carne. É o que mostram dados da Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso), Estado líder na produção de carne bovina.
A pecuária de Mato Grosso elevou a taxa de ocupação para 1,17 animal por hectare no ano passado, 63% mais do que há 16 anos. Apenas nos últimos quatro anos, a taxa de ocupação cresceu 16%.
Nesse período, o rebanho do Estado cresceu 12%, subindo de 26 milhões para 29 milhões de animais. Já a área destinada à pastagem caiu para 24,9 milhões no ano passado, uma redução de 864 mil em relação a 2008, conforme dados da Acrimat.
Luciano Vacari, superintendente da associação mato-grossense, destaca, no entanto, que "tudo isso não seria completo sem um aumento da produção de carne, o que ocorreu". Em 1997, cada animal macho produzia 16,5 arrobas. No ano passado, a produção já era de 17,8 arrobas, um aumento de 8%, segundo ele.
O aumento de produtividade e consequente ocupação melhor das áreas de pastagens permitiram que a atividade deixasse de desmatar 17 milhões de hectares em 16 anos, segundo a Acrimat.
Na avaliação de Vacari, esse ganho de produtividade ocorreu devido aos investimentos dos pecuaristas em tecnologia, principalmente nos cuidados com pastagens e no melhoramento genético.
Os dados de área ocupada pela pastagem no Estado vieram do cruzamento de imagens da Nasa com os do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial). Até 2005, a área ocupada pela pecuária cresceu, se mantendo estável até 2008, quando iniciou o período de queda.
*
Royalties O Tribunal de Justiça de Mato Grosso decidiu ontem que a Monsanto pode retomar a cobrança de royalties pela soja Roundup Ready no Estado, informa a empresa.
Depósito Os valores cobrados serão depositados judicialmente, enquanto se aguarda o julgamento do mérito, que deverá ocorrer após o processo legal. Nos demais Estados, a cobrança será retomada e continuará sendo documentada e registrada.
Suspensa A cobrança de royalties da Monsanto pelo uso da primeira geração da soja Roundup Ready havia sido suspensa por uma decisão anterior do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
Produtores Segundo a Aprosoja, entidade dos produtores, a decisão atende também a eles, uma vez que igualmente haviam pedido que o pagamento, se houvesse, fosse feito em juízo.
Esperado A decisão é boa para os produtores, que esperam reaver esse dinheiro, afirma a Aprosoja.
Cenário A economia interna teve uma melhora nas últimas semanas, amparada principalmente pelos investimentos, segundo análise da consultoria LCA. Esse cenário é bom para as commodities, mas o setor depende das condições externas.
Dificuldades A economia europeia teve um alívio com os ajustes da Grécia, mas o problema não está resolvido. Já os EUA estão envolvidos em problemas fiscais, e a China depende dos países desenvolvidos.
*
Produção de algodão deve recuar 11% na safra 2013/14
A safra de algodão deverá recuar para 23,2 milhões de toneladas em 2013/14, 11% menos do que em 2012/13. A estimativa é do Icac (comitê internacional do algodão). O consumo sobe para 24,2 milhões de toneladas, com os estoques recuando para 15,6 milhões.

*
Preço do álcool cai nos postos de SP
O preço do etanol comercializado nos postos de abastecimento da cidade de São Paulo teve leve queda em novembro, mostra a Fipe. Depois de uma série de recuos no segundo semestre, o produto subiu em outubro, mas voltou a ter queda para os consumidores no mês passado: menos 0,02%.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...