domingo, 17 de fevereiro de 2013

O futuro da Igreja no próximo papado


Ainda em vida, um abalado Bento XVI admite não ter forças para conduzir a Santa Sé e lança uma sucessão que definirá os rumos do mundo católico. A missa da Quarta-Feira de Cinzas começava, na lotada Basílica de São Pedro, quando o silêncio foi cortado por uma voz frágil e vacilante nas caixas de som. “Acompanha com Tua benevolência, ó Pai misericordioso, os primeiros passos do nosso caminho penitencial, e que a observância externa seja correspondida por uma profunda renovação do espírito.” Ao ouvir as palavras de Bento XVI, pronunciadas ainda fora da basílica, os presentes olharam para o altar e o corredor central, na vã tentativa de encontrá-lo. O breve momento de ansiedade e confusão resumiu o sentimento na última missa do alemão Joseph Alois Ratzinger, de 85 anos, como papa. Bento XVI despedia-se dos fiéis depois de chocar o mundo com sua renúncia, anunciada no dia 11. Suas palavras falavam da chegada da Quaresma, quando os católicos devem refletir sobre suas atitudes e os ensinamentos cristãos. Nada mais simbólico. Até a escolha de um novo pontífice, a própria Igreja terá de refletir sobre seus compromissos, suas ideias e seu futuro. 
No próximo dia 28, o trono de São Pedro ficará vago. Bento XVI assumirá a condição de ex-papa, apenas o sétimo de uma lista de 265 pontífices a deixar o posto dessa maneira – uma situação tão incomum que não ocorria havia 598 anos. Os prováveis motivos de tal decisão, embora não abertamente declarados, refletem o difícil momento por que passa a Igreja Católica Romana, envolta em disputas de poder e pouco sintonizada com questões do mundo em que vivem seus fiéis. Ao comunicar sua saída, durante uma reunião até então ordinária com os cardeais (o título hierárquico mais alto para os sacerdotes católicos antes do papado), Bento XVI alegou falta de “força da mente e do corpo” para continuar sua missão. Sua deterioração física nos últimos meses era evidente, com dificuldades de caminhar e falar – o Vaticano admitiu que ele usa um marca-passo “há algum tempo”. É possível que já não aguentasse mais uma agenda com compromissos exaustivos no exterior, como a Jornada Mundial da Juventude, evento que reúne milhões de católicos e cuja próxima edição será no Rio de Janeiro, em julho. Segundo o jornal do Vaticano, o L’Osservatore Romano, Bento XVI já pensava em renunciar desde uma viagem a México e Cuba, em março passado, quando feriu a cabeça. Mas não há dúvidas de que a opção pela renúncia baseou-se em muito mais que o simples peso da idade.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Anatel multa a operadora Oi em R$ 34 milhões


Segundo agência, empresa foi punida por não cumprir metas de qualidade de telefonia celular na região da Amazônia, no Distrito Federal e no Sul do país.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) multou a operadora de telefonia celular Oi em R$ 34,2 milhões. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (15) no Diário Oficial da União. A empresa foi punida por não ter cumprido metas de qualidade estabelecidas pela agência na oferta de telefonia celular. A multa foi aplicada à Oi por meio das prestadoras de serviço TNL PCS S/A e 14 Brasil Telecom Celular S/A. Essas empresas atuam na Amazônia, nos Estados da região Sul do país e no Distrito Federal.A punição é resultado de processos administrativos abertos contra a Oi em 2009 e 2010. A empresa afirmou que estuda a medida e que vai recorrer da decisão na Justiça.Segundo a Anatel, a Oi descumpriu as metas de qualidade em vários setores, como no taxa de reclamação de clientes, quantidade de chamadas realizadas e completadas e recuperação de falhas e defeitos no sistema. Em 2012, a Oi foi a empresa que mais recebeu reclamações nós órgãos de defesa do consumidor. Segundo o Procon, foram 120.374 reclamações durante o ano. 

Séries Charges (18) - ''Quadrinhos dos Anos 10''

Número de feridos por meteorito na Rússia passa dos 500

Mais de 100 pessoas solicitaram assistência médica, a maioria por cortes com vidros

Mais de 500 pessoas ficaram feridas em consequência de um meteorito que atravessou o céu sobre a Rússia nesta sexta-feira, 15, lançando bolas de fogo na direção da Terra, quebrando janelas e acionando alarmes de carros.
Em entrevista à 'Rádio Estadão', integrante da comunicação social Embaixada Brasileira na Rússia, Alexandra Rudakova, relata que não há brasileiros entre os feridos, mas que o clima é de pânico.
Moradores que estavam a caminho do trabalho em Chelyabinsk ouviram um barulho que parecia ser de uma explosão, viram uma luz forte e sentiram uma onda de tremor, de acordo com um correspondente da Reuters na cidade industrial, que fica a 1.500 quilômetros de Moscou.
O meteorito atravessou o horizonte, deixando um longo rastro branco em seu caminho que podia ser visto a até 200 quilômetros de distância, em Yekaterinburgo. Alarmes de carros soaram, janelas quebraram e telefones celulares tiveram o funcionamento afetado pelo incidente.
Autoridades municipais de Chelyabinsk disseram que cerca de 400 pessoas procuraram ajuda médica, a maioria por pequenos ferimentos causados por estilhaços de vidro.
"Eu estava dirigindo para o trabalho, estava bem escuro, mas de repente veio um clarão como se fosse dia", disse Viktor Prokofiev, de 36 anos, morador de Yekaterinburgo, nos Montes Urais. "Me senti como se estivesse ficado cego pela luz", acrescentou.
Não foram relatadas mortes em consequência do meteorito, mas o presidente Vladimir Putin, que nesta sexta-feira recebe ministros da Fazenda dos países do G20, e o primeiro-ministro Dmitry Medvedev foram notificados sobre os acontecimentos.
Uma autoridade ministerial local disse que a chuva de meteoros pode ter ligação com um asteróide do tamanho de uma piscina olímpica que vai passar a uma distância de 27.520 quilômetros da Terra, mas isso não pôde ser confirmado.
Incidentes do tipo são raros. Acredita-se que um meteorito tenha devastado uma área de mais de 2.000 quilômetros quadrados na Sibéria em 1908.
O Ministério de Emergência da Rússia descreveu o acontecimento desta sexta como uma "chuva de meteoro na forma de bolas de fogo", e pediu aos moradores para manter a calma. 
Fonte: A Tarde
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...