Modelos fabricados fora, mas vendidos no Brasil, não obtiveram nenhuma estrela na segurança para adultos
O Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina (Latin NCAP) divulgou na última quarta-feira (25) os resultados de testes de colisão feitos com seis carros, mas não há modelos fabricados no Brasil. Contudo, dois modelos testados são comercializados em território nacional: Chevrolet Agile e Renault Clio. Ambos não obtiveram nenhuma estrela na segurança para adultos.
De acordo com os testes, os automóveis com pior desempenho e que não obtiveram nenhuma estrela foram o Nissan Tsuru (Sentra B13), o Renault Clio Mio, o Suzuki Alto K10 e o Chevrolet Agile. O instituto concluiu que estes modelos “acarretam risco a motoristas e passageiros e não cumprem com as mínimas regulamentações de segurança”.
O Renault Clio teve a estrutura de seu habitáculo classificada como “instável” nos testes de colisão. As forças sofridas pelas cabeças dos dummies foram inaceitavelmente altas, por isso obteve zero estrela e zero ponto quanto à segurança do adulto. A proteção do passageiro infantil também apresentou problemas. Quanto à segurança infantil, obteve apenas duas estrelas por causa do fraco desempenho nos testes dinâmicos e pouca compatibilidade para a cadeirinha infantil.
O Chevrolet Agile também recebeu uma qualificação de zero estrela. Os dummies passageiros registraram esforços elevados no teste de impacto; resultado da instável estrutura do habitáculo do carro, expondo-se a área dos pés do motorista a maiores riscos. De acordo com o instituto, “as forças sobre a cabeça do motorista foram inaceitavelmente altas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário