quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

França celebra os 850 anos da catedral de Notre Dame


Templo começou a ser construído em 1163 e só foi concluído 180 anos depois; ano de 2013 terá festival celebrativo. Um festival com um ano de duração vai celebrar, em 2013, o aniversário de 850 anos da catedral medieval francesa Notre Dame de Paris.
Situada na pequena Île de la Cité, em Paris, a catedral se ergue, altiva, rodeada pelas águas do rio Sena. Não é a igreja mais antiga, nem a maior ou a mais alta do mundo - mas muitos diriam ser a mais famosa.
Testemunha dos mais importantes eventos na história da França, desde sua fundação a catedral testemunhou o nascimento de 80 reis, dois imperadores e cinco repúblicas. Ela também assistiu, impassível, à participação da França em duas guerras mundiais.
Suas famosas gárgulas, que a protegem contra espíritos malévolos, viveram glórias e tragédias ao longo dos séculos. Por exemplo, Notre Dame foi saqueada e quase demolida durante a Revolução Francesa.
Mas o monumento, erguido em homenagem a Nossa Senhora - daí o nome, Nossa Senhora de Paris -, a tudo sobreviveu. E no ano que se aproxima será a estrela de uma série de eventos que celebram seu 850º aniversário.
Guerras santas
A catedral começou a ser construída em 1163 e só foi concluída 180 anos depois.
Mesmo antes de terminada, a obra em construção já atraía cavaleiros medievais que, durante as Cruzadas, iam a Notre Dame rezar e pedir proteção antes de partir para o Oriente.
Em 1431, com as obras já concluídas, foi entre suas paredes que um menino de dez anos, de saúde delicada - Henrique 6º, da Inglaterra -, foi coroado rei da França.
E em 1804, ao som dos tubos do grande órgão da catedral, Napoleão foi coroado imperador.
A música sempre cumpriu um papel fundamental na vida de Notre Dame. Isso pode ser comprovado por relatos em manuscritos medievais guardados nos arquivos da igreja.
Não é surpresa, portanto, que a música também esteja no centro das comemorações do aniversário.
No próximo ano, três corais vão reviver a música que se fazia em Paris naquele período, e que remonta aos primórdios do cristianismo.
Sinos de Quasímodo
"Em 1163, quando começaram a construir a catedral, Paris tornou-se um centro de grande desenvolvimento intelectual, espiritual e musical", explica à BBC o diretor de um dos corais, Sylvain Dieudonne.
"A escola musical (parisiense) foi muito influente", agrega. "Sabemos, a partir dos manuscritos que encontramos, que ela influenciou a música (que se fazia) em toda a Europa - na Espanha, Itália, Alemanha e Inglaterra."
Mas a catedral de Notre Dame também é conhecida por um outro som, muito famoso: os sinos que tanto fascinam o personagem Quasímodo, do romance O Corcunda de Notre Dame, do escritor francês Victor Hugo.
O maior deles é Emmanuel, instalado na torre sul em 1685. Suas badaladas marcam a passagem das horas durante o dia. Emmanuel também badalou para marcar a liberação de Paris do controle alemão, em 1944.
Bolas de canhão e arquitetura
Neste ano, os sinos menores, da torre norte - que não são originais -, serão substituídos.
Os originais foram derretidos durante a Revolução Francesa para a fabricação de bolas de canhão. Os substitutos, fabricados no século 19, eram "desafinados".
Oito dos sinos novos estão sendo fundidos em Villedieu-Les-Poeles, na Normandia, a partir de métodos usados no Egito Antigo. Os moldes são feitos com crina de cavalo e esterco.
"(Essa combinação de materiais) dá ao sino um revestimento perfeito, muito melhor do que os feitos com areia e cimento", diz Paul Bergamo, presidente da fundição.
"Também estamos usando várias técnicas computadorizadas para afinar o som dos sinos", acrescenta. "Acredito que, quando terminarmos, este será o melhor carrilhão da França."
O festival de aniversário, com duração de um ano, não estaria completo sem uma celebração também da arquitetura da catedral. Notre Dame é considerada uma obra prima da arquitetura gótica.
Há planos, também, de se fazer melhorias na iluminação interna. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Fonte: Estadão

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Mandela está de bom humor e se recupera bem, diz presidente


Jacob Zuma visitou ex-líder sul-africano em hospital nesta terça. O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, disse nesta terça-feira que o ex-líder Nelson Mandela está com bom humor e se recuperando bem em um hospital em Pretória.
Mandela, de 94 anos, foi hospitalizado há duas semanas com uma infecção no pulmão e um cálculo biliar.
"Nós o encontramos com bom humor", disse Zuma, em nota oficial. "Ele berrou o meu nome no dialeto do meu clã, Nxamalala, quando entrei no quarto. Ele estava feliz de receber visitas neste dia especial, e estava com um aspecto muito melhor."
Mandela vive em Qunu, um pequeno vilarejo na província do Cabo Oriental.
Ele passou 27 na cadeia na luta contra o regime do apartheid, de segregação racial. Em 1994, tornou-se o primeiro presidente negro da história da África do Sul.
O estado de saúde de Mandela inspira cuidados há anos. Quando ficou preso na prisão na ilha de Robben, nos anos 1980, ele contraiu tuberculose.
Nos últimos dois anos, ele foi hospitalizado em três ocasiões. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Fonte: Estadão

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Apesar de boicote em referendo, Egito aprova nova Constituição

Egípcio mostra cédula inválida do referendo para a nova Constituição. Votação foi criticada pela oposição, que acusa de fraude (Foto: Nasser Nasser/AP)

Com participação de apenas 32% dos eleitores, egípcios aprovam referendo sobre a nova Constituição do país. A Comissão Eleitoral do Egito anunciou nesta terça-feira (25) o triunfo do "sim", com 63,8% dos votos, no referendo sobre a nova Constituição, três dias depois da realização da segunda fase da consulta popular. Em entrevista coletiva, o presidente da comissão, Samir Abu al Maati, tornou público o resultado definitivo da votação após revisar as denúncias apresentadas por irregularidades, confirmando os dados divulgados no domingo passado pela Irmandade Muçulmana. Maati disse também que a participação no referendo, que foi dividido em duas fases nos últimos dias 15 e 22 de dezembro, foi de apenas 32,9% - participaram pouco mais de 17 milhões de eleitores dos quase 52 milhões de egípcios convocados às urnas.

A Frente de Salvação Nacional (FSN), que aglutina grande parte da oposição não islamita egípcia e rejeita o projeto de Carta Magna, afirmou no domingo passado que houve fraude na votação. A FSN solicitou o "não" no referendo por considerar que a redação da minuta da Constituição esteve monopolizada pelos islamitas e alega que corta direitos e liberdades, além de abrir a porta para uma interpretação islâmica da lei.O presidente da comissão ressaltou que o referendo ocorreu sob supervisão judicial completa, apesar de algumas importantes associações de juízes terem decidido boicotá-lo devido às últimas decisões do presidente egípcio, Mohamed Morsi. Para Maati, as denúncias são "infundadas" e o referendo contou com a presença das organizações da sociedade civil nos colégios eleitorais. Maati também disse que analisaram todas as denúncias de fraude, apesar da "pouca seriedade de algumas delas", e que as acusações de violações foram investigadas pela Procuradoria Geral.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Ministério Público pede e polícia do Rio investiga Ricardo Teixeira


As denúncias envolvem irregularidades em amistoso do Brasil de 2008. RIO - A Polícia Civil do Rio começou investigação para apurar supostos crimes cometidos pelo ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira. A ação partiu de uma solicitação do Ministério Público Estadual (MP-RJ) e envolve denúncias de irregularidades acerca do amistoso entre Brasil e Portugal, em novembro de 2008, na reinauguração do estádio Bezerrão, no Gama (DF). Teixeira estaria sendo investigado pelos crimes de falsidade ideológica, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e evasão fiscal. A investigação, ainda em fase preliminar, começou há pouco mais de um mês na 16ª delegacia de Polícia (DP), na Barra da Tijuca, motivada por um procedimento preparatório de inquérito civil encaminhado pelo MP-RJ. A 7ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal do MP pediu à polícia para fazer diligências, levantar sócios de empresas que poderiam ter alguma relação com os supostos crimes e colher depoimentos.

O titular da 16ª DP, Carlos Henrique Pereira Machado, confirmou a investigação, mas não quis dar entrevista. Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil, a apuração está na fase de comunicação às empresas. A Polícia nega que já tenha começado a colher depoimentos. Mas a reportagem tem informação de que duas pessoas já compareceram à delegacia para depor.

O amistoso entre Brasil e Portugal já rendeu uma ação no Distrito Federal, movida pelo Ministério Público do DF depois de investigação da polícia civil local. O processo tramita no Tribunal de Justiça do DF.

O MP-DF constatou superfaturamento de R$ 1,1 milhão da empresa Ailanto, contratada para organizar o jogo, que recebeu sem licitação R$ 9 milhões do governo do DF. Os sócios da empresa são o presidente do Barcelona e amigo de Teixeira, Sandro Rosell, e sua secretária, Vanessa Precht. Rosell foi executivo da Nike e fechou com Teixeira o contrato que deu início à parceria entre a empresa e a CBF, em 1996.

Em julho de 2009, o MP-DF ajuizou ação civil pública por improbidade administrativa contra o então governador José Roberto Arruda, o então secretário estadual de Esporte, Agnaldo Silva de Oliveira, e a Ailanto. Segundo a ação, o contrato entre a empresa e o governo para a realização do amistoso foi assinado uma semana antes da partida, "quando todas as tratativas para o jogo já estavam obviamente consumadas, porque não é com uma antecedência de sete dias que se consegue trazer a seleção brasileira".

Entre as irregularidades apontadas pela polícia, estava o superfaturamento das diárias de hospedagem das delegações brasileira e portuguesa, e até do voo fretado que transportou Cristiano Ronaldo e demais jogadores de Portugal. O jogo foi vencido pelo Brasil por 6 a 2.

Na ação, o MP-DF pede ressarcimento integral dos R$ 9 milhões pagos pelo governo do DF. Segundo a promotoria, mesmo tendo recebido o dinheiro, a empresa não arcou com todas as obrigações previstas no contrato.

A sede da Ailanto fica no Rio, no Leblon, e foi alvo de buscas da polícia do DF em agosto de 2011, durante a operação Balder II.

Em março deste ano, Ricardo Teixeira renunciou à presidência da CBF e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014. Desde então, ele mora em Miami (EUA). A reportagem procurou seu advogado, que não retornou as ligações.

Fonte: Estadão

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Gestão Dilma mantém recorde de aprovação, aponta Datafolha


O governo da presidente Dilma Rousseff manteve seu recorde de popularidade em dezembro, segundo pesquisa Datafolha realizada anteontem em todo o país. A taxa dos que acham a administração ótima ou boa é de 62%, exatamente o mesmo percentual apurado em agosto.

A repetição também se dá entre os que acham o governo regular (30%) e os que desaprovam a administração Dilma, classificando-a de ruim ou péssima (7%). Só 1% não souberam responder.

Em resumo, de agosto para cá, a petista se mantém no mesmo lugar, com alta aprovação para seu desempenho.

O Datafolha realizou 2.588 entrevistas em 160 municípios. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.


A aprovação ao governo Dilma se mantém no mesmo patamar há um ano, desde janeiro último, quando atingiu 59%. Como essa marca atual, de 62%, ela supera todos os seus antecessores eleitos pelo voto direto depois da ditadura militar (1964-1985).

Essa estabilidade na popularidade vem acompanhada de um paradoxo. Embora não mudem de opinião sobre como a presidente conduz o governo de maneira geral, os brasileiros passaram a aprovar com menos ênfase quase todos os principais setores da administração pública.

A condução da área da saúde era considerada boa ou ótima por 21% dos entrevistados em janeiro. Agora, o percentual é de 17% --uma queda que fica no limite da margem de erro da pesquisa. Os que reprovam a saúde pública eram 48% no início do ano e agora são 52%.

O governo da presidente Dilma Rousseff manteve seu recorde de popularidade em dezembro, segundo pesquisa Datafolha realizada anteontem em todo o país. A taxa dos que acham a administração ótima ou boa é de 62%, exatamente o mesmo percentual apurado em agosto.

A repetição também se dá entre os que acham o governo regular (30%) e os que desaprovam a administração Dilma, classificando-a de ruim ou péssima (7%).

Em resumo, de agosto para cá, a petista se mantém no mesmo lugar, com alta aprovação. O Datafolha fez 2.588 entrevistas em 160 municípios. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A aprovação ao governo Dilma se mantém no mesmo patamar há um ano, desde janeiro último, quando atingiu 59%. Como 62%, ela supera todos os seus antecessores eleitos pelo voto direto após a ditadura militar (1964-85).

Essa estabilidade na popularidade vem acompanhada de um paradoxo. Embora não mudem de opinião sobre como Dilma conduz o governo de maneira geral, os brasileiros aprovam com menos ênfase quase todos os principais setores da administração.

A condução da área da saúde era considerada boa ou ótima por 21% dos entrevistados em janeiro. Agora o percentual é de 17%. Os que reprovam a saúde eram 48% no início do ano e agora são 52%.

Mas é na segurança que a avaliação sofreu forte baixa. Em janeiro 19% aprovavam as políticas de Dilma para o setor. Agora, só 12%. A taxa dos que reprovam Dilma nessa área foi 
de 51% para 62%.

Outro item no qual Dilma deu uma derrapada foi o combate à corrupção. Em janeiro, 40% achavam que a presidente conduzia essa área de forma ruim ou péssima. Agora, o percentual foi a 44%.

O baixo crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) parece ainda não ter produzido grande impacto na maioria dos brasileiros. Quando o Datafolha indaga sobre o desempenho de Dilma na economia e no combate ao desemprego, só há oscilações negativas dentro da margem de erro da pesquisa.

Outra curiosidade: tem havido uma constante, embora pequena, oscilação negativa na nota média de Dilma. Em abril os brasileiros davam 7,5 para a presidente. Em agosto, 7,4. Agora a média é 7,2.

O Nordeste dá 66% de ótimo e bom para a presidente. A taxa cai para 62% no Sul, 60% no Sudeste, e 59% na soma das regiões Norte e Centro-Oeste. No interior do país, 66% aprovam Dilma. Nas capitais e regiões metropolitanas a taxa desce a 56% -justamente as localidades nas quais são mais sentidos problemas na gestão das áreas de saúde e segurança.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Eduardo Campos deixará governo para disputar em 2014


O governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, deve se candidatar à Presidência da República em 2014. Segundo matéria publicada nesta quinta-feira (13) no “Valor Econômico”, ele já decidiu se desincompatibilizar do cargo em abril de 2014 para se candidatar a "alguma coisa". O bom resultado de seu partido nas eleições municipais fortaleceu o governador com maior taxa de aprovação do país. 



Dirigente petista entrevistado pela publicação afirmou que, para conter o ímpeto de Campos para 2014, setores do PT já estariam considerando a possibilidade de o partido abrir mão da cabeça de chapa na eleição presidencial de 2018. Sendo assim, seria oferecida ao pernambucano uma candidatura governista à sucessão de Dilma em troca do apoio à presidente em 2014.

Ainda segundo o dirigente, a questão pode enfrentar resistência entre os petistas, o que demandaria a intermediação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Em recentes entrevistas, o governador de Pernambuco afirmou que o PSB "estaria no jogo de 2014" e que era chegada a hora de o governo Dilma começar a entregar resultados práticos.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Mandela se recupera de operação para extração de pedra na vesícula

Nelson Mandela, 94, foi hospitalizado na última semana (Foto: Elmond Jiyane/AP)

Ainda não há previsão de alta, disse porta-voz do ex-presidente da África do Sul. O ex-presidente da África do Sul e líder da luta contra o apartheid, Nelson Mandela, de 94 anos, foi submetido neste sábado (15) a uma endoscopia para a extração de cálculos na vesícula e está se recuperando da operação, informou o porta-voz do governo do país, Mac Maharaj, em nota oficial.
"A operação foi bem sucedida e Madiba (nome do clã de Mandela na língua xhosa com o qual é conhecido popularmente na África do Sul) está se recuperando", afirmou o porta-voz.
No último dia 8, Mandela foi internado em um hospital de Pretória para se submeter a uma série de exames que, conforme explica hoje o comunicado, "revelaram uma recaída de uma infecção pulmonar e que Madiba tinha desenvolvido cálculos".
Até o momento, o governo sul-africano só tinha divulgado a infecção pulmonar como causa da internação do ex-presidente, prêmio Nobel da Paz de 1993.
"A equipe médica decidiu atender a infecção pulmonar antes de determinar quando tratar os cálculos", afirmou Maharaj no comunicado, no qual deseja a Madiba "uma rápida recuperação" e pede mais uma vez que seja respeitada sua intimidade e a de sua família. O porta-voz reiterou que os médicos não deram informações sobre quando o ex-chefe de Estado receberá alta, apesar de vários jornais sul-africanos terem informado nos últimos dias que Madiba podia deixar o hospital nas próximas horas.
Mandela não passava tanto tempo em um hospital desde 2001, quando, aos 83 anos, permaneceu ingressado por sete semanas para receber radioterapia depois que lhe foi diagnosticado um câncer de próstata.

Violência física e emocional na infância eleva chance de vícios na vida adulta


Estudo mostra que maus tratos na infância também triplica o risco de depressão na criança. Um estudo da Universidade de Queensland, na Austrália, descobriu que o abuso infantil físico e emocional pode até triplicar o risco de uma criança sofrer com depressão ao longo da vida. A pesquisa ainda mostrou que outros problemas, como abuso de cigarro e drogas como o álcool, comportamento suicida e comportamentos sexuais de risco também podem ser desencadeados pelos maus-tratos na infância. Os resultados desse trabalho foram publicados dia 27 de Novembro no periódico PLoS Medicine
Os autores revisaram 124 estudos sobre o assunto e notaram que as chances de a criança desenvolver depressão triplica se ela sofreu algum tipo de abuso emocional (receber ameaças, ter seu comportamento depreciado) e chega ao dobro no caso de crianças que sofreram apenas abuso físico, quando comparadas com aquelas que nunca sofreram nenhum tipo de violência. Os estudiosos excluíram os abusos sexuais dos dados da pesquisa.
Segundo os autores, crianças que sofreram negligência ou abuso físico e emocional tendem a desenvolver comportamentos de risco que podem levar a doenças crônicas ao longo da vida. Eles afirmam que todas as formas de maus-tratos devem ser consideradas como fatores de risco importantes para a saúde da criança.

Erros mais comuns na educação dos filhos

A criança grita, questiona os limites e desafia os pais, e a primeira saída é partir para ameaças ou mesmo a violência física. Mas até que ponto a autoridade pode chegar? Não há uma fórmula de como educar, mas psicólogos afirmam que o diálogo é sempre a melhor alternativa. Eles dão conselhos para evitar alguns dos erros que os pais mais costumam cometer na hora de ensinar.

Não dar explicações

As regras são mais fáceis de serem seguidas se forem compreendidas. Simplesmente dizer "não pode", "você não vai", pode deixar a criança brava por não entender o motivo. A demonstração de carinho ajuda a mostrar que você impõe regras porque quer o bem do filho.

Contar que o "bicho papão" pode pegar o filho se ele não comer salada nem sempre é uma boa forma de educar. Segundo a psicóloga Rosmairi Oliveira, de São Paulo, a criança fica sempre muito atenta ao comportamento dos pais e pode perceber as pequenas mentiras e passar a mentir também.Contar pequenas mentirinhas

Fazer ameaças

É comum os pais ameaçarem a criança com a punição de tirar-lhe algo bom, ou presenteá-la ao concluir algo de bom. "Isso é condicionar o comportamento, sem mostrar a importância dele", conta a psicóloga Rosmairi. Além disso, ameaçar sem cumprir é ainda pior: isso enfraquece a moral dos pais, pois a palavra fica árida, autoritária e ainda falsa.
Fonte: Minha Vida

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Pecuária de MT tem área menor e produz mais


A pecuária brasileira ganha produtividade, ocupa menos área, mas produz mais carne. É o que mostram dados da Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso), Estado líder na produção de carne bovina.
A pecuária de Mato Grosso elevou a taxa de ocupação para 1,17 animal por hectare no ano passado, 63% mais do que há 16 anos. Apenas nos últimos quatro anos, a taxa de ocupação cresceu 16%.
Nesse período, o rebanho do Estado cresceu 12%, subindo de 26 milhões para 29 milhões de animais. Já a área destinada à pastagem caiu para 24,9 milhões no ano passado, uma redução de 864 mil em relação a 2008, conforme dados da Acrimat.
Luciano Vacari, superintendente da associação mato-grossense, destaca, no entanto, que "tudo isso não seria completo sem um aumento da produção de carne, o que ocorreu". Em 1997, cada animal macho produzia 16,5 arrobas. No ano passado, a produção já era de 17,8 arrobas, um aumento de 8%, segundo ele.
O aumento de produtividade e consequente ocupação melhor das áreas de pastagens permitiram que a atividade deixasse de desmatar 17 milhões de hectares em 16 anos, segundo a Acrimat.
Na avaliação de Vacari, esse ganho de produtividade ocorreu devido aos investimentos dos pecuaristas em tecnologia, principalmente nos cuidados com pastagens e no melhoramento genético.
Os dados de área ocupada pela pastagem no Estado vieram do cruzamento de imagens da Nasa com os do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial). Até 2005, a área ocupada pela pecuária cresceu, se mantendo estável até 2008, quando iniciou o período de queda.
*
Royalties O Tribunal de Justiça de Mato Grosso decidiu ontem que a Monsanto pode retomar a cobrança de royalties pela soja Roundup Ready no Estado, informa a empresa.
Depósito Os valores cobrados serão depositados judicialmente, enquanto se aguarda o julgamento do mérito, que deverá ocorrer após o processo legal. Nos demais Estados, a cobrança será retomada e continuará sendo documentada e registrada.
Suspensa A cobrança de royalties da Monsanto pelo uso da primeira geração da soja Roundup Ready havia sido suspensa por uma decisão anterior do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
Produtores Segundo a Aprosoja, entidade dos produtores, a decisão atende também a eles, uma vez que igualmente haviam pedido que o pagamento, se houvesse, fosse feito em juízo.
Esperado A decisão é boa para os produtores, que esperam reaver esse dinheiro, afirma a Aprosoja.
Cenário A economia interna teve uma melhora nas últimas semanas, amparada principalmente pelos investimentos, segundo análise da consultoria LCA. Esse cenário é bom para as commodities, mas o setor depende das condições externas.
Dificuldades A economia europeia teve um alívio com os ajustes da Grécia, mas o problema não está resolvido. Já os EUA estão envolvidos em problemas fiscais, e a China depende dos países desenvolvidos.
*
Produção de algodão deve recuar 11% na safra 2013/14
A safra de algodão deverá recuar para 23,2 milhões de toneladas em 2013/14, 11% menos do que em 2012/13. A estimativa é do Icac (comitê internacional do algodão). O consumo sobe para 24,2 milhões de toneladas, com os estoques recuando para 15,6 milhões.

*
Preço do álcool cai nos postos de SP
O preço do etanol comercializado nos postos de abastecimento da cidade de São Paulo teve leve queda em novembro, mostra a Fipe. Depois de uma série de recuos no segundo semestre, o produto subiu em outubro, mas voltou a ter queda para os consumidores no mês passado: menos 0,02%.


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

RS: Justiça condena Igreja Universal por coagir fiel a fazer doações


A Igreja Universal do Reino de Deus foi condenada a pagar indenização de R$ 20 mil por ter coagido um casal de fiéis a doar seus bens em troca de bênçãos. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira pela 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS).
Uma empresária e seu companheiro ajuizaram ação na comarca da cidade de Lajeado afirmando terem sido enganados e iludidos. Ela contou que o casal vinha passando por problemas financeiros, razão que a levou a procurar a Igreja Universal. Disse que, ao final de cada culto, os pastores recolhiam certa quantia em dinheiro e afirmavam que, quanto mais dinheiro fosse doado, mais Jesus daria em troca.
O casal chegou a vender o veículo que possuía, entregou joias, eletrodomésticos, aparelho celular e uma impressora à Igreja. Na ação, eles pediram indenização por danos morais e materiais. A juíza Carmen Luiza Rosa Constante Barghouti condenou a Universal a restituir os aparelhos e determinou o pagamento de indenização por dano moral em R$ 20 mil.
A Igreja Universal recorreu da sentença, alegando que não constrange seus fieis a entregar dízimos ou doações e que não há nenhuma prova de que a mulher estivesse provada de discernimento durante o período no qual frequentou a igreja. Salientou que ela passou a frequentar o local por vontade própria.
Inicialmente, o relator da apelação, desembargador Tasso Caubi Soares Delabary, disse que, uma vez que o dízimo e a oferta, em regra, são atos de disposição voluntária voltados à colaboração com o templo religioso, podem ser classificados como doação. Mas destacou que a doação pode ser anulada quando a pessoa é coagida, sob pena de sofrimento ou penalidades. De acordo com ele, nesses casos, a violência psicológica é tão ampla e profunda que anula, por completo, a sensatez e a manifestação da vontade.
Citando decisão da magistrada de Lajeado, o desembargador observou que as testemunhas ouvidas - entre elas o pastor - confirmaram que a mulher, que era empresária, vinha passando por dificuldades financeiras. Alguns dias depois de começar a frequentar o local, ela teria dado um testemunho de que conseguira um bom contrato.
Os relatos de pessoas que frequentam a igreja explicaram como funciona a oferta, momento em que o pastor passa um envelope para os presentes realizarem doações. Uma delas contou que já entregou em torno de R$ 5 mil e um carro. Contaram também a respeito do voto quebrado: o fiel se compromete a uma determinada doação e recebe uma carta que, baseada em trecho da bíblia, traz as penalidades sofridas por quem não cumpre suas promessas.
A juíza enfatizou que os depoimentos demonstram que a empresária, juntamente com os demais fieis, foi desafiada a fazer donativos, inclusive superiores a sua capacidade financeira, com o objetivo de provar a fé e sob ameaça de não ser abençoada.
Fonte: Portal Terra

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Governo quer leiloar três portos em 2013, dizem fontes

Porto no Espírito Santos: programa do governo tem como meta expandir a capacidade e reduzir os custos de portos

Portos de Ilheus, Manaus e Imbituba devem ser leiloados no ano que vem. A presidente Dilma Rousseff anuncia amanhã um plano para atrair cerca de R$ 55 bilhões em investimentos em portos até 2030, que inclui leilões de três terminais já no próximo ano, segundo duas autoridades a par da discussão.

O programa visa ampliar a capacidade e reduzir os custos de cerca de 20 portos, disseram as autoridades, que pediram anonimato por não serem autorizadas a falar publicamente sobre o assunto antes do anúncio oficial. Segundo elas, os portos de Ilheus, na Bahia, de Manaus, no Amazonas e de Imbituba, em Santa Catarina, serão leiloados no próximo ano.

O porto de Imbituba, administrado pela Royal Transportes e Serviços Ltda, não terá concessão renovada e será novamente licitado para a iniciativa privada, disseram as fontes.

A presidente vai anunciar também a renovação de concessão de terminais portuários cujas concessões venceram ou estão para vencer, disseram as autoridades. Em troca, o governo vai exigir uma meta de investimentos e obrigar que os donos de terminais deixem outros operadores usarem seu espaço para operar carga. A ideia é acabar com o monopólio de vários terminais.

De acordo com estimativas do governo, o custo logístico poderá cair mais de 30 por cento quando houver maior integração entre rodovias, ferrovias e portos, disse uma das autoridades.

Corrupção compensa - e dá lucro de 1 000%


Estudo que analisou 166 casos de suborno em 52 países comprova: empresas que dão propina a políticos recebem de volta 10 vezes o dinheiro em vantagens ilegais.

Pagar propina vale a pena. Essa é a triste constatação de um novo estudo da Universidade de Cambridge, que analisou 166 casos de corrupção ocorridos em 52 países nas últimas três decadas. O esquema era sempre o mesmo: uma empresa subornou políticos ou funcionários públicos para obter vantagens ilegais, como burlar uma licitação ou fechar um contrato irregular. E em todos os casos, deu certo - a empresa que pagou propina obteve um retorno financeiro equivalente a 1 000% do dinheiro que "investiu" na corrupção.

Entre os casos estudados pelos pesquisadores, a ocorrência de suborno foi maior nos países mais pobres, onde a Justiça e as instituições são mais fracas. Segundo o estudo, o valor pago muda de acordo com o cargo da pessoa cuja mão foi molhada. Quanto mais importante a pessoa é, mais cara também - funcionários de baixo escalão recebem em média 1,2% do valor do contrato em propina, contra 4,7% pagos a chefes de Estado. As empresas de construção são as que mais corrompem os políticos: são responsáveis por 27,7% dos casos de suborno. Todos os casos estudados pelos pesquisadores são escândalos que chegaram ao conhecimento da população - e, em vários deles, as empresas corruptoras foram processadas. Mas isso não foi suficiente para conter a prática. "O risco de ser apanhado e condenado não é são grande o suficiente para impedir as empresas de subornar", diz o professor Raghavendra Rau, autor do estudo.

por Anna Carolina Rodrigues


terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Como eram os templos maias?

Eram espaços pequenos, localizados no topo das pirâmides, onde os reis realizavam alguns rituais. O templo era frequentado pelo rei, pela família real e por alguns súditos. As pirâmides maias eram fruto do grande conhecimento de matemática e arquitetura desse povo. Elas eram dedicadas aos deuses e não serviam como residência. Uma mesma cidade podia ter até dez pirâmides, dependendo da área ocupada. Na cidade de Chichén Itzá, no México, estão localizadas El Castillo e outras seis pirâmides. "Mas existem mais, que estão totalmente destruídas e que ainda não foram estudadas", afirma Alexandre Guida Navarro, historiador e pesquisador da Unicamp e da Universidade de Yucatán. A civilização maia ocupou o território onde hoje ficam México, Guatemala, Belize, El Salvador e Honduras, na América Central, e surgiu por volta de 1800 a.C. Os maias viveram seu auge entre os séculos 3 e 10, mas acabaram dominados pelos espanhóis no século 16. Até hoje, arqueólogos já encontraram mais de 400 cidades de tamanhos variados e acredita-se que existam ainda várias outras ocultas sob as florestas, à espera de novas escavações para serem descobertas.
Arquitetura e construção
Arquitetos experientes, maias calculavam até a forma como as sombras se projetavam
NO TOPO
Na parte de cima das pirâmides ficavam os templos, que eram bem escuros e podiam ter uma ou mais salas. Aqui eram realizados rituais de sangria, em que os reis perfuravam as orelhas, a língua e até o pênis em oferecimento aos deuses. Esse era um rito comum quando o rei tomava posse
PÁ DE CAL
Elas eram feitas com pedras de calcário, material abundante na região, que eram transportadas sem o auxílio de animais - acredita-se que elas eram transportadas em troncos de madeira, que iam rolando com a ajuda de cordas. Para grudar as pedras, era utilizada uma argamassa feita com o próprio calcário, triturado e misturado com água. Não se sabe se as pirâmides eram construídas por escravos ou trabalhadores remunerados
SOMBRA DA SERPENTE
Em El Castillo, um detalhe arquitetônico homenageia o deus Kukulcán, uma serpente com plumas. A construção da pirâmide foi feita de maneira que, nos dois equinócios do ano (datas em que o dia e a noite têm exatamente 12 horas de duração cada), os raios de Sol projetam a sombra de uma serpente nas laterais da escadaria
DATA DE VALIDADE
Os maias tinham dois calendários, e os primeiros dias de cada um só coincidiam a cada 52 anos. Esse período era considerado um tempo de renovação para eles, e era comum que os maias destruíssem as pirâmides para construir menores no lugar ou erguessem novas pirâmides em cima de outras. Na pirâmide de El Castillo, há 52 painéis nas laterais, em homenagem ao número simbólico
DESSA VIDA, TUDO SE LEVA
A maioria das pirâmides maias também era usada como tumba dos reis, que eram enterrados com todos os seus pertences, além de ornamentos feitos de jade, pedra que representava a vida. Também era comum que fossem enterrados com animais e humanos sacrificados em homenagem aos deuses e, às vezes, eram mumificados
X DA QUESTÃO
Os maias eram grandes matemáticos, e isso pode ser visto no jeito como construíam suas pirâmides. El Castillo é inclinada em exatos 45º, e seus quatro lados são voltados para os pontos cardeais. Cada uma de suas escadarias tem 91 degraus e, contando a plataforma de cima como um último degrau, a soma é 365, o mesmo número de dias do calendário solar
• O topo dos templos podia ser decorado de duas maneiras: com cresterias, ornamentos que formavam o cume da pirâmide, ou, como em El Castillo, com adornos menores, chamados almenas
Mapa dos Maias
Veja onde ficam algumas das mais famosas pirâmides maias
Uxmal 25 km2
Pirâmide famosa Pirâmide do Mágico
Chichén Itzá 35 km2
Pirâmide famosa El Castillo
Calakmul 56 km2
Pirâmide famosa Estrutura 2
Tikal 60 km2
Pirâmide famosa Templo I e Templo IV
Caracol 30 km2
Pirâmide famosa Pirâmide de Caana

Séries Charges (15) - ''Último ano de Faculdade''

Tirinha da série "Malvados", de André Dahmer

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Obama lidera lista 2012 de poderosos da Forbes e Dilma é a 18a


NOVA YORK, 5 Dez (Reuters) - Quando se trata de poder, a política está acima dos negócios, segundo o novo ranking da Forbes divulgado nesta quarta-feira, que coloca chefes de Estado em seis das dez primeiras posições como as pessoas mais poderosas do mundo, a começar pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
A lista inclui 71 pessoas, de um total de 7,1 bilhões de habitantes do planeta. Os fatores para a inclusão vão da riqueza à influência global.
Os outros chefes de Estado ou governo entre os "top 10" são a chanceler da Alemanha, Angela Merkel; o presidente da Rússia, Vladimir Putin; o rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdulaziz al Saud; o primeiro-ministro britânico, David Cameron; e o papa Bento 16, que é o soberano do Vaticano.
A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que havia ficado em 22o lugar no ano passado, subiu para 18o.
O empresário mais poderoso do mundo, segundo a lista, é Bill Gates, em quarto lugar no ranking geral. Os presidentes do Fed (Banco Central dos EUA), Ben Bernanke, e do Banco Central Europeu, Mario Draghi, também aparecem entre os dez primeiros.
Michael Noer, editor-chefe da Forbes, observou que o presidente da China, Hu Jintao, terceira pessoa mais poderosa em 2011, saiu da lista por estar deixando o poder, e que seu sucessor, Xi Jinping, já aparece em nono.
(Reportagem de Chris Michaud)

domingo, 9 de dezembro de 2012

A nova classe C impulsiona o acesso à tecnologia no país


O Índice Brasscom de Convergência Digital (IBCD) apresentou crescimento de 4% em 2012, em comparação com a edição de 2011. Numa escala de 0 a 10, o IBCD registrou 7,04 pontos. O marco dessa evolução foi o aumento da participação da classe C no consumo de produtos e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A inclusão de 40 milhões de pessoas na classe C entre 2003 e 2011 mudou o perfil do acesso aos recursos de TIC no Brasil.
Conectividade:Destinado a gestores públicos, pesquisadores, formadores de opinião e agentes do setor privado, o IBCD avalia o desenvolvimento de TIC por meio de 39 indicadores de convergência digital. O documento também analisa os desafios em conectividade, educação e inovação, que surgem a partir da evolução em convergência digital.
Com o aumento da aquisição de computadores, notebooks e smartphones pela classe C, os acessos à internet nos domicílios também se expandiram. Em 2007, 49% dos acessos aconteciam nas lan houses e 40% nos domicílios. Em 2011, os domicílios se consolidaram como o principal centro de acesso à internet com 67%, em comparação com 28% nas lan houses. Nos últimos 18 meses, os acessos à banda larga aumentaram 116%, alcançando 82 milhões em agosto de 2012. Essa evolução trouxe desafios para atender os novos usuários, especialmente em relação à velocidade e preço médio do acesso à internet no País. Mais de 60% dos acessos no Brasil estão abaixo da velocidade média mundial, de 2,3 Mbps.
A mobilidade será uma das grandes respostas para incluir digitalmente as 13 milhões de pessoas que devem emergir a classe C nos próximos dois anos e universalizar o acesso à banda larga para populações em regiões remotas e nas classes D,E. Os investimentos demandados pela banda larga móvel são inferiores e a implementação é mais rápida do que a fixa, que utiliza fibra ótica e cabos.

Inovação:
A inovação é essencial para a competitividade de países e empresas na economia moderna, mostra o indicador do IBCD. O modelo de inovação brasileiro é baseado em investimentos da iniciativa pública. Para se aproximar dos Países mais inovadores, como Coréia do Sul, Estados Unidos, Alemanha e Japão, o Brasil deve elevar os investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) de 1,16% do PIB para 1,8%; e a participação do setor privado nos investimentos de 45% para 60%.
Existe, ainda, um distanciamento entre a Academia e as empresas privadas no Brasil. 25% dos doutores e pesquisadores brasileiros estão em empresas privadas, enquanto na Alemanha e na França a participação é de 57%; 61% na China; e 76% na Coréia do Sul.
Educação:
Os alunos possuem acesso limitado aos computadores na escola, já que apenas 8% delas disponibilizam computadores na sala de aula e a média é de 28 alunos por computador. Entretanto, isso não quer dizer que haja lacunas tão graves no acesso à Internet, pois 63% dos estudantes estão conectados a partir de seus domicílios; 7% dos acessos à internet pelos estudantes são realizados na escola.
O estudo mostrou, ainda, que 94% dos professores possuem computador em casa e mais de 80% acessam a internet diariamente ou quase todos os dias. Já entre os alunos, 66% têm computadores em casa e 63% acessam a internet pelos domicílios.
Com o objetivo de utilizar a tecnologia já instalada, a Brasscom, em parceria o MCTI e MEC, lançou o projeto Brasil Mais TI para capacitar à distância mais de 10 mil jovens em linguagens de programação por ano.

sábado, 8 de dezembro de 2012

Brasil ocupa 69ª posição em ranking de corrupção, mostra estudo


Brasília - A organização não governamental (ONG) Transparência Internacional (Tranparency Internacional) divulgou esta quarta-feira (5) o estudo Percepções da Corrupção Index 2012, no qual analisa a situação em 176 países. O Brasil aparece em 69ª posição no ranking. Na América Latina, o país fica atrás apenas do Chile e do Uruguai, que estão na 20ª posição. Compartilham o topo da lista, com menos casos de corrupção, a Dinamarca, a Suécia e a Nova Zelândia.

As piores posições no ranking da ONG são ocupadas pelo Afeganistão, pela Coreia do Norte e pela Somália. Nas Américas e no Caribe, as posições mais negativas são as do Haiti, em 165º lugar, e do Paraguai, em 150º.

Em nota, a Transparência Internacional diz que os níveis de corrupção no mundo ainda são elevados, assim como casos de “abuso de poder e relações sigilosas”. Para a organização, é necessário intensificar as ações em busca da transparência de dados e informações referentes aos órgãos públicos e sua atuação.

A presidenta da Transparency Internacional, Huguette Labelle, defendeu a integração de ações governamentais em busca do combate à corrupção além da concessão de mais espaço para a sociedade  participar dos debates. Segundo ela, é fundamental estabelecer regras para o lobby e o financiamento para campanhas políticas, além da definição de normas transparentes para a contratação de serviços públicos.

Labelle disse ainda que a intenção do estudo é incentivar os governos a tomar uma decisão “mais dura contra o abuso de poder”. De acordo com ela, os casos considerados mais graves estão no Oriente Médio e na África, pois, em geral, os números indicam que houve uma estagnação e até  retrocesso em algumas situações.

No caso dos países que ocupam a primeira posição, destacando-se em relação aos demais, como Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia, a organização considera o esforço público – associado ao acesso aos sistemas de informação e à definição de regras claras, que regem o comportamento dos que ocupam cargos públicos – preponderante para evitar casos de corrupção.

Nas piores posições, nas quais estão Afeganistão, Coreia do Norte e Somália, a ONG diz que faltam  líderes responsáveis e instituições públicas eficientes. Também estão em posições consideradas negativas alguns países da zona do euro (17 países que adotam a moeda única), como Grécia, em 94ª posição, e Itália, em 72ª, regiões que sofrem os impactos intensos da crise econômica internacional.

O diretor da Transparência Internacional, Corbus de Swardt, disse que as principais economias do mundo devem dar exemplo de lisura, verificando a atuação das instituições públicas e cobrando responsabilidade dos gestores e líderes. “Isso é crucial. As instituições têm um papel significativo na prevenção da corrupção", disse.

Os países que estão em confrontos internos, como a Síria e o Egito, também aparecem entre os apontados com graves problemas de corrupção. A Síria ocupa a posição de 144 e o Egito a de 118. O estudo completo está disponível no site da Transparência Internacional.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...