sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Leilão da infraestrutura do trem-bala será em 2014

Os 500 quilômetros de extensão da via serão fatiados para que vários grupos fiquem responsáveis pelos trechos a serem construídos.
Operadores da Alemanha, França, Espanha, Coreia do Sul e Japão estão dentro das condições exigidas pelo governo(Haruyoshi Yamaguchi/Bloomberg/Getty Images)
O leilão que escolherá os concessionários que cuidarão da construção e manutenção da infraestrutura do trem-bala entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro ocorrerá no início de 2014, afirmou nesta sexta-feira o presidente da estatal Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo.
Segundo ele, o governo quer a participação ampla de construtoras estrangeiras na segunda etapa do leilão. "Queremos garantir o menor custo da construção e ter um processo competitivo", disse Figueiredo. O presidente da EPL disse que não vê obstáculos para entrada de empreiteiras do exterior para disputar a obra, mas salientou que, se for necessário criar condições para atraí-las, o governo vai trabalhar no assunto.
Para aumentar a competição e agilizar a obra, o leilão deverá ser fatiado, de modo que um único grupo não fique responsável por toda a via, que terá cerca de 500 quilômetros de extensão. "Isso dá mais velocidade à obra e reduz o risco de contratação", disse Figueiredo.
Na quinta-feira, o governo publicou a minuta do edital da primeira etapa do leilão do trem-bala que escolherá a tecnologia e o operador do sistema. Esse primeiro leilão está marcado para 29 de maio de 2013. Para a escolha do operador do trem-bala, o governo incluiu algumas exigências qualitativas como a necessidade desse operador já atuar há pelo menos 10 anos com o serviço de transporte de alta velocidade e não ter sido responsabilizado nesse período por nenhum acidente fatal em suas linhas.
Segundo Figueiredo, operadores da Alemanha, França, Espanha, Coreia do Sul e Japão estão dentro das condições exigidas pelo governo. O prazo máximo para a construção do trem-bala, segundo a minuta de edital, é 2020. Mas Figueiredo disse que a meta do governo é ter a obra pronta em 2018.
O presidente da EPL disse ainda que ao longo do mês de setembro o governo fará os anúncios dos planos de investimentos para os portos e aeroportos. "O plano para aeroportos não será apenas para os grandes, mas para o conjunto, incluindo grandes, médios e regionais", disse em entrevista a agências internacionais em Brasília.
Na semana passada, o governo anunciou um plano de investimentos em rodovias e ferrovias que, por meio de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPP), deverá gerar investimentos de 133 bilhões de reais.
A estatal EPL foi criada pelo governo para planejar a integração dos modais logísticos e acompanhar a execução e a gestão dos projetos previstos no plano logístico. A empresa poderá ser sócia dos empreendimentos. No caso do trem-bala, a EPL terá 10 por cento de participação.
(Com Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...